Atividade C.S.I.

IMG_4961

A análise do DNA é usada quando precisamos identificar uma pessoa ou um animal (vivo ou morto). Nesta atividade os participantes trabalharão com 6 amostras de DNA: uma coletada na “cena do crime”* e cinco obtidas dos “suspeitos”*. Ao final da atividade, os participantes identificarão qual dos suspeitos é o dono do DNA encontrado na cena do crime.

* A atividade será realizada com DNA especificamente preparado em laboratório para esta atividade, não envolvendo a manipulação de animais/pessoas.

Atividades específicas que serão desenvolvidas pelos participantes:

* uso de enzimas de restrição para análise do DNA: como elas funcionam e como são usadas em engenharia genética

* uso de eletroforese para separação de fragmentos de DNA

* determinação do tamanho de fragmentos de DNA: leitura de mapas de restrição

* discussão das implicações legais e éticas da identificação de DNA humano

Sobre esta atividade:

* para curiosos com mais de 13 anos de idade (crianças entre 10 e 12 anos podem participar acompanhadas de um adulto responsável)

* duração aproximada de 2 horas

* 32 participantes por sessão

Para se inscrever:

Esta oficina não exigirá inscrição prévia, mas se quiser garantir sua vaga, mande um e-mail para cientificamenteusp@gmail.com informando nome completo, RG e idade do(s) participante(s).

Quando? Dia 29 de janeiro de 2016, início às 14hs e término às 16:30hs.

Onde? Laboratório de Aulas Práticas do Instituto de Ciências Biomédicas IV – Av. Prof. Lineu Prestes, 1730, Cidade Universitária (USP Butantan), São Paulo.

O que preciso levar? Um jaleco (se possuir) e um documento com foto.

Se você é jornalista envolvido com divulgação de Ciências – dois lugares em cada turma serão reservados para jornalistas envolvidos na divulgação de Ciências. Apresente sua credencial ao pessoal identificado com CientificaMente.

 

Anúncios

Os comentários estão desativados.